Mato Grosso, S�bado, 04 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat promove seminário interdisciplinar em Sinop
Unemat promove seminário interdisciplinar em Sinop
20/10/2003 15:23:35
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Universidade do Estado de Mato Grosso, por meio do campus de Sinop, realizou entre os dias 16 e 18 de outubro o primeiro Seminário Interdisciplinar-Sinop: Educação, Memória e Ambiente. Diversos assuntos foram debatidos pelos professores da Unemat e também professores convidados de outras universidades brasileiras, abordando temas relevantes no contexto da pesquisa e as formas como a Universidade pode contribuir com o processo de mudanças ideológicas e sociais.

A abertura do evento foi feita pelo coordenador do campus, professor Aumeri Carlos Bampi, que abordou em sua palestra o papel da universidade na formação política dos seus acadêmicos. Para ele, também é papel da universidade ajudar a construir uma nova forma de pensar, embora ressalte que, “não acredita em milagres”, devendo o trabalho de conscientização começar logo cedo e não na fase adulta quando o aluno já está cursando o terceiro grau.

Foram realizadas uma média de 24 palestras. O coordenador do evento, Edison Antonio de Souza, considerou o seminário como de grande importância pelo conteúdo discutido e o alto nível das palestras. O seminário, que contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, Laudemir Luiz Zart, foi concebido como um fórum sistemático de intercâmbio de experiências de pesquisa dos professores da instituição, particularmente, em torno das questões relacionadas à cidade de Sinop.

“Sem perder de vista as problemáticas educacionais mais amplas e da própria historiografia da cidade, os estudos objetivam discutir as combinações culturais, lingüísticas, históricas, tecnológicas, as mais diferentes entre si, e, no entanto, articuláveis”, afirma o coordenador do evento Edison de Souza.

“Ao oportunizar o cruzamento de experiências de pesquisa, de suas problemáticas singulares, de suas dificuldades e inovações teórico-metodológicas, o seminário espera dar visibilidade aos novos elementos que aí se constituirão para pensarmos a cidade: suas pessoas, sua educação e sua cultura”, explica o professor Edison de Souza, que é historiador e pesquisador da história de colonização de Sinop.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24694 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada